top of page
envato_GCX2BSY.jpg

270 GW de energia solar serão acrescidos no mundo em 2023

Consultoria Wood Mackenzie prevê que acréscimos anuais seguirão avançando, chegando a 330 GW em 2032


Quase 270 GW de capacidade instalada de energia solar fotovoltaica deverão ser adicionados no mundo em 2023, incremento de 33% sobre o ano passado, aponta análise da consultoria Wood Mackenzie. A expectativa é que a potência adicionada seguirá crescendo ao longo dos próximos anos, chegando a 330 GW em 2032.


Conforme a análise da diretora global de solar da Wood Mackenzie, Michelle Davis, o avanço do setor será impulsionado por metas ambiciosas de geração renovável, aumento da eletrificação, desligamento de usinas de carvão, preocupações com segurança energética, expansão de políticas de incentivo e redução nos custos de geração de energia solar.


China segue dominando a cadeia de suprimento solar

O estudo indica que a China seguirá dominando a fabricação de equipamentos fotovoltaicos nos próximos anos, com o foco das exportações mudando de painéis solares para células e wafers. Medidas de incentivo para a indústria solar nos Estados Unidos, Europa e Índia não devem alterar a participação de mercado do país asiático no curto prazo.


Ao mesmo tempo, a forte expansão de capacidade fabril na China está elevando a instalações de energia solar a níveis recordes. Desenvolvedores estão se aproveitando da queda do preço do silício policristalino para expandir usinas de geração centralizada.


Na Europa, o Reino Unido lidera o crescimento da energia solar residencial

As tarifas europeias de eletricidade doméstica e não doméstica caíram mais rápido do que o esperado nos primeiros meses de 2023, com uma queda média de 27% devido a uma queda na demanda de gás natural em março. As instalações solares do 1º trimestre de 2023 ainda não refletiram isso, mas combinadas com a inflação e os aumentos das taxas de juros, esperamos que o crescimento seja muito mais discreto em comparação com o crescimento impressionante visto no ano passado.

bottom of page